Técnica de Análise

Bem, essa coisinha é só pra explicar minha técnica de análise de games. Logo abaixo.

A primeira consideração a ser feita é que eu não tenho técnica nenhuma. A segunda, é que o que eu posto aqui não é análise, mas descrição dos fatores que eu considero mais importantes nos games, dentro das categorias de enredo, que eu acho mais importante, de gráficos, de som e de jogabilidade, esta última, que para mim não precisa ser revolucionária, nem inovadora, bastando não estragar a experiência audiovisual e espiritual, ou cognitiva, ou sei lá o que, proporcionada pelo enredo.

A escolha dos jogos a serem analisados é meramente por afinidade. Eu não escolho plataforma, escrevo sobre o game que eu gostar. Óbvio que como só tenho o PS3 nessa gen, e um PC meia-boca, as análises serão sobre games jogados neles, mas, nunca darei preferência somente a exclusivos, pelo contrário, tentarei chamar a atenção de vocês para jogos que eu considero diferenciados, exclusivos ou multiplataforma.

Não vou ficar falando mal de jogo. Se for pra escrever, vou falar coisas boas pois quero compartilhar com vocês coisas boas. Tanto que jamais lerão uma análise minha sobre um jogo que ganhe menos 8,0 na média (não gosto de notas), já que eu só jogo games que gosto. Evitarei ao máximo falar que algum jogo é ruim, mesmo porque, é possível que isso ajude alguém – que poderia gostar desse jogo difamado – a não jogá-lo. Quando, na verdade, essa pessoa deveria seguir sua convicção, e jogar o game mesmo assim. Não que eu tenha este poder de influência, mas, pelo menos eu não serei responsabilizado por isso.

Então, o que eu posto não é análise. Análise eu faço quando jogo. Aí sim fico observando e me divertindo com o game.

É bom lembrar também que isso aqui não é meu emprego, sou um “fazedor de análises” AMADOR, porque gosto de games e gosto de falar sobre eles, pelo simples fato de gostar, aproveitando para exercitar minha redação. Sim, eu gosto. Oh!

Enfim, este texto não fala de técnica, fala mais sobre uma filosofia de análises. Mas, como eu não faço análise alguma, e muito menos sou filósofo, provável que izo no ecziste.

Deixe uma resposta

