A culpa é das third-parties?

Muitos jogadores questionam o desaparecimento de séries consagradas ou séries “Hardcore” no Wii. Muitos apontam o videogame como um console casual onde somente jogos CASUAIS vendem, que o público que compra Wii não está nem ae para jogos como Metal Gear Solid, Final Fantasy ou que não estão abertos a novas franquias como Dead Space e Mirrors Edge.

Com base em argumentos do pessoal de fóruns de sites e Orkut eu fiz os seguintes questionamentos abaixo.

• É melhor investir em Multi PS360 que no WII?

Talvez pareça simples a solução, as especificações técnicas do PS3 e 360 são aproximadas enquanto o WII é bem diferente. Um jogopro 360 não é muito dificil de ser portado pro PS3,  além disso os controles são semelhantes enquanto o do Wii é muito diferente tendo como alternativa o classic control que exige que o jogador compre um controle que não é padrão do console!

Mas tem o outro lado da moeda que faz o argumento acima ser nulo!

O Wii vende mais que os outros consoles JUNTOS, o custo de produção para um jogo de Wii é muito mais barato!

Para efeito de comparação Alex do PlayInGo deu os números de Star Wars Force Unleashed

360 STAR WARS: THE FORCE UNLEASHED 904,646
PS3 STAR WARS: THE FORCE UNLEASHED 521,000

1.425.646,00

WII STAR WARS: THE FORCE UNLEASHED 767,164
PS2 STAR WARS: THE FORCE UNLEASHED 415,662

1.182.826,00

Ou seja, um jogo feito com a Engine para o PlayStation 2 (console da geração passada) vendeu junto com o WII algo aproximado aos consoles HD.

Um custo de produção muito menor vendendo o aproximado a superprodução HD.

• Os consumidores de Wii não querem saber de jogo Hardcore?

A partir dessa geração criou a categorização de jogos Hardcore ou Casual, primeiramente gostaria de falar que apenas existem jogos, Hardcore ou Casual é o jogador! As pessoas confundem jogo Hardcore com caprichado, difícil, violento, sério e jogo Casual com visual infantil, jogo fácil, jogo simples.

Então vou tomar jogos caprichado, complexos, violentos ou sério como parâmetro para esse tópico, e vou apelidar também de Hardcore para ficar fácil de entender.

Posso colocar Zelda, Mario Galaxy e Super Smash Bros Brawl nessa lista, e são jogos que venderam muito no WII, marcas que poucos jogos conseguiram alcançar nessa geração!

Então dizem que as Third Parties não investiram no WII por suas franquias famosas serem jogos Hardcore que não venderiam no Wii.

Pra citar um jogo de Third, posso citar o Resident Evil 4 que passou da marca de um milhão, ou até mesmo o Spin-Off onrail Umbrella Chronicles que também ultrapassou essa marca.

• Os jogadores de Wii não dão chances a novas franquias?

Então eu vi usarem Mad World e No More Heroes como exemplo. Eu acho que os jogadores conquistados com a nova política da Nintendo são bem abertos a novas franquias, assim como a antiga base também é! A questão é o jogo chegar ao consumidor, não falo apenas de publicidade, falo do estilo de jogo.

Exemplo de Call of Duty, o jogo tem um tema vendável,  pensa no consumidor americano que é bem patriota e adora se gabar de ter poder bélico e dominar o mundo, além de suas glórias na segunda guerra mundial e outras guerras. Não precisa falar mais nada, o jogo vai vender, agora No More Heroes é um jogo que nem todos vão aceitar de cara (assim como 100% dos jogos do Suda 51) e MadWorld segue o mesmo destino de seu antecessor espiritual God Hand.

Aliás, No More Heroes é o jogo do Suda que mais vendeu e MadWorld já se distanciou de God Hand.

Mas posso citar novas franquias que tiveram sucesso, Red Steel da Ubisoft que envolve tiroteio, espadas, sequestro, máfia japonesa e um bom marketing que fizeram vender mais de um milhão de unidades, assim como De Blob que não teve tanta publicidade como Red Steel, mas passou da marca de meio milhão, uma ótima marca para a Blue Tongue.

Então eu não culpo totalmente as Third Parties, elas se planejaram para essa geração apostando que o sucesso iria ficar nas mãos da Sony, ou da Microsoft que saiu 1 ano na frente, ambos semelhantes e pareciam ser a melhor opção!

A Nintendo pegou todos de calça curta, e o Wii se mostrou o poderoso dessa geração, as empresas já tinham desenvolvido engines gráficas para os consoles HD, contratos, e outros motivos que não tenho competencia para falar.

O que eu vejo é as empresas colocando times B para produzir jogos no WII, ports toscos de jogos lançado antes para console HD. Pouco investimento em jogos de Wii.
Desta maneira não vão ter sucesso, o público é novo mas não é bobo!

Se as Third Parties querem vender igual a Nintendo, por que não começar a investir igual a Nintendo?

Uma resposta para A culpa é das third-parties?

  1. Wesley Alves disse:

    Assino embaixo isso dai! Eu mesmo, não curti Mad World, jogo muito exagerado e com um publico, muito, mas muito especifico!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: